PMD Pro

Desenvolvido pelo terceiro setor, para o setor, e de domínio do setor.

Esta página é uma reprodução da História do PMD Pro, publicada no website do PM4NGOs.

O desafio

ONGs se sobressaem em desenhar projetos importantes, que mudam vidas. Entretanto, sem as ferramentas apropriadas para gerencia-los, alguns projetos falham em entregar os resultados prometidos. Como podemos responder, enquanto setor, e executar os projetos corretos da forma correta?

Parceria

Doadores, ONGs, parceiros, e comunidades colaboram continuamente em projetos que requerem novas ferramentas e estruturas de comunicação.

Transparência

Doadores e comunidades requerem transparência nos resultados dos projetos e outras métricas fundamentais.

Prestação de Contas

ONGs e seus parceiros são gradualmente mais responsáveis por entregar projetos dentro do prazo e orçamento.

A solução

Project Management for Development Professionals - Gestão de Projetos para Profissionais do Setor de Desenvolvimento Social - é um guia de boas práticas e certificação que oferece aos gerentes de projetos as habilidades necessárias para entregar resultados com eficiência e transparência à doadores e comunidades.

Apropriado

PMD Pro oferece estrutura e vocabulário comuns e contextualizados para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento social.

Preço Acessível

O Guia PMD Pro e as plataformas online são recursos gratuitos para a comunidade. A certificação PMD Pro nos níveis 1 e 2 têm custo a partir USD 22 por pessoa.

Conteúdo Disponível

Com cursos online em vários idiomas, o PMD Pro alcança profissional onde eles estiverem. Mais de 77% dos profissionais certificados estão em países em desenvolvimento.

Desenvolvido por e para ONGs, o PMD Pro é um standard global para o gerenciamento de projetos que já alcançou mais de 20.000 profissionais de desenvolvimento social.

LINGOs (atualmente Humentum) começou a trabalhar com um grupo de ONGs internacionais em 2007 para definir coletivamente princípios e melhores práticas em gerenciamento de projetos no setor de desenvolvimento social. Este grupo inicial recebeu recursos da Fundação PMIEF, e incluía organizações como Catholic Relief Services, Habitat for Humanity, World Vision, Save the Children, Oxfam, entre outras, bem como representantes do Project Management Institute (PMI). O trabalho deste group levou à criação de uma estrutura de currículo para o gerenciamento de projetos no setor de desenvolvimento, que foi testado e melhorado em atividades de campo com mais de 200 gerentes de projetos, de 15 organizações, em 20 países.

Com o feedback deste teste inicial e recursos adicionais da APMG, o guia e certificação PMD Pro foram desenvolvidos e lançados em 2010, em Johannesburg e Zambia. Desde o lançamento, mais de 25 mil indivíduos em 160 países participaram da certificação PMD Pro.  

Em 2011, os direitos autorais e propriedade do PMD Pro foram transferidos para uma nova organização - o PM4NGOs - para mantê-lo e expandir sua utilização.

Naquele mesmo ano, LINGOs começou a oferecer treinamento e consultoria para organizações e indivíduos interessados em adotar as ferramentas e técnicas PMD Pro. Para que a metodologia se difundisse mais rapidamente, LINGOs também treinou diversas organizações para que realizassem cursos PMD Pro. LINGOS distribuiu material de treinamento sem nenhum custo para qualquer pessoa interessada em realizar cursos de preparação para a certificação PMD Pro.  

Impacto onde é importante: 77% dos PMD Pros trabalham em países em desenvolvimento.

Os Benefícios

Dentro do prazo

ONGs utilizando o PMD Pro reduziram atrasos porque as ferramentas PMD Pro ajudam a equipe de implementação a definir riscos e objetivos para o projeto, acompanhar o progresso, e eficientemente delegar as atividades.

De acordo com o orçamento

ONGs utilizando o PMD Pro melhoraram o gerenciamento de custos, os relatórios para doadores, e a confiança das equipes dos projetos.

Com resultados comprovados

Parceiros (partes interessadas) relataram os benefícios como mais transparência, utilização de linguagem comum, e  melhoria dos resultados dos projetos.

"Se não executarmos projetos corretamente, nada mais é possível. O PMD Pro e o guia de programas do Mercy Corps estão finalmente nos permitindo utilizar a linguagem comum que faltava há anos".

-Craig Redmond, Vice Presidente Senior de Programas, Mercy Corps

Histórias de Sucesso

Para ler histórias de sucesso, assistir à depoimentos em vídeo, e conhecer ainda mais sobre a história do PMD Pro, acesse o portal do PM4NGOs (em inglês).

Participe e se Envolva

Certifique-se

Faça o download do guia PMD Pro, estude online, acesse recursos, e faça seu exame.

Certifique outros

Torne-se um treinador individual ou desenvolva sua organização de treinamento

Conecte-se

Entre em contato com a Teoria da Prática e se inscreva para receber atualizações do PMD Pro e de outras metodologias.

Preencha nosso formulário e envie sua solicitação ou dúvida.